MONVASC.

|

 

Somos uma empresa de Engenharia, especializada em Infraestrutura e Instalação de Equipamentos de Energia. Há mais de 18 anos no mercado, oferecemos serviços de elaboração de laudos técnicos, medições e certificações de equipamentos e instalações elétricas em conformidade às normas nacionais e internacionais, além de projetos e construção dos sistemas propriamente dito.

 


Raios são responsáveis por mortes e danos incalculáveis em todo o mundo.

Você sabia que as Descargas Elétricas Atmosféricas (Raios) são responsáveis, anualmente por centenas de mortes em todo o mundo e milhões de dólares gastos em recuperação de acidentes e paralizações no fornecimento de energia, transmissão de dados, usinas de petróleo, queima de equipamentos de transporte e em processos produtivos e que o Brasil é o recordista em Raios no mundo.

Choques elétricos com ferimentos e mortes, paralizações de processos produtivos, eventos, shows, partida de futebol, também são ofensores com perdas não mensuráveis. INPE

Esta refinaria teve seu tanque de nafta atingido por um raio e causou uma imensa explosão e danos a usina e a toda a vizinhança. Isto ocorreu no dia 3 de Junho de 2023 na Refinaria de Calcasieu e,  Lake Charles, La, Estados Unidos. Esta foto mostra momentos do impacto da descarga atmosférica que provocou o centelhamento também nos respiros do tanque de nafta e deu ignição ao fogo e a explosão. Assita o vídeo na análise feita sobre a causa e como ocorreu o cidente.



 

Este acidente poderia ter sido evitado fazendo as medições periódicas dos potenciais elétricos entre as partes aterradas da usina, através do Laudo anual de medições e corrigindo cabos rompidos, conectores quebrados, corrosão e alta impedância no sistema de aterramento, que são as causas das diferenças de potenciais elétricos(DDP) que provocam cerntelhamento perigos, eletrocução de pessoas e queima de equipamentos.

As Normas Nacionais e Internacionais a respeito das descargas atmosféricas recomendam as verificações periódicas, manutenção e correção de anomalias, contra falhas e risco de vida, na prevenção de acidentes iguais a este e piores do que este, onde levam pessoas ao óbito e causam danos irreparáveis a natureza e o meio ambiente.