MONVASC.

|

 

Somos uma empresa de Engenharia, especializada em Infraestrutura e Instalação de Equipamentos de Energia. Há mais de 18 anos no mercado, oferecemos serviços de elaboração de laudos técnicos, medições e certificações de equipamentos e instalações elétricas em conformidade às normas nacionais e internacionais, além de projetos e construção dos sistemas propriamente dito.

 


Sondagem de Percussão SPT

A sondagem a percussão, também conhecida como sondagem SPT é um dos tipos de sondagem mais executadas para o dimensionamento de fundação. Ela é utilizada para determinar características do solo em um terreno no qual se pretende realizar uma construção e é fundamental para o sucesso da mesma.
Logo, é necessário que antes da construção sejam realizados alguns tipos de investigação geotécnicas.

Para que a SPT serve?
O ensaio spt é um método de investigação e reconhecimento do solo que fornece informações sobre a compacidade a consistência das suas camadas constituintes do mesmo. Ela permite identificar a capacidade de carga suportada pelo solo e esse fator é utilizado pelos engenheiros no dimensionamento da fundação da construção.

Além desses parâmetros, existem outras informações que a sondagem à percussão fornece:
nível do lençol freático;
mineralogia;
tipo de rocha.

Com todas estas informações, é possível definir com mais precisão o tipo de fundação que será empregada em um determinado terreno, bem como definir se é necessário outros tipos de estudo geotécnicos mais aprofundados.

Qual a quantidade de furos de sondagem na norma da SPT?
A quantidade de furos de sondagem segundo a NBR 6484/2001 era realizada de acordo com o tamanho do terreno da seguinte forma:

Até 1.200 m² 1 furo para cada 200 m²;
De 1.200 a 2.400 m² 1 sondagem à percussão para cada 250 m²;
Acima de 2.400 m² 1 spt para cada 300 m², com o mínimo de 3 (três) furos.
Com a mudança para a NBR 6484/2020, a locação dos furos de sondagem em planta deve ser fornecida pela contratante

As normas técnicas para o ensaio SPT
No Brasil, quem prescreve a metodologia correta para a execução da Sondagem SPT era a NBR 6484/01 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Agora ela foi cancelada e substituida pela NBR 6484/2020, também da ABNT .

PROCEDIMENTOS DA SPT
A SPT é realizada através de ensaios de campo realizados com a cravação dinâmica de um amostrador padrão no solo pelo impacto de um martelo de ferro.

Com a spt é possível descobrir a resistência do solo, medida pelo índice de resistência a penetração do solo determinado pela soma dos golpes dados pelo martelo de ferro.
É coletado então amostras de metro a metro, permitindo a análise tátil e visual das distintas camadas do subsolo em suas respectivas profundidades.
Em qualquer obra de edificação, é necessário realizar uma investigação geotécnica preliminar sem descartar também outros métodos de investigação complementar.
A qualidade e a eficácia das sondagens são associadas ao cumprimento das normas técnicas de sondagem.
A falta de uma investigação geotécnica é uma das principais causas de problemas em fundações de grandes obras e pode causar diversos danos, inclusive pode causar a queda do empreendimento que foi construído.

 

 Solicite um orçamento!
Assim que recebermos seu contato, retornaremos o mais rápido possível.
Preencha todas as informações do formulário para solicitar um orçamento com mais precisão. Obrigado(a)!

 ()*